sábado, 18 de fevereiro de 2012

HISTORIA E VIDA DE CHE GUEVARA IV (Continuação)

Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre 1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exercíto boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967.
A sua figura desperta grandes paixões, a favor e contra, na opinião pública, e converteu-se em um símbolo de importância mundial. Foi considerado pela revista norte-americana Time uma das cem personalidades mais importantes do século XX. Para muitos dos seus partidários, representa a rebeldia, a luta contra a injustiça social e o espírito incorruptível. Em contrapartida, muitos dos seus detratores o consideram como um criminoso, responsável por assassinatos em massa, e acusam-no de má gestão como ministro da Indústria.
Seu retrato fotográfico, obra de Alberto Korda, é uma das imagens mais reproduzidas do mundo e um dos ícones do movimento contracultural. Tanto a fotografia original como suas variantes, algumas apenas com o contorno do seu rosto, têm sido intensamente reproduzidas, para uso simbólico, artístico ou publicitário.

ERNESTO CHE GUEVARA, O JOVEM QUE NASCEU EM ROSARIO, EM 14 DE JUNHO DE 1928, E AO SAIR DE SUA TERRA NATAL, NO TREM ELE DIZ: AQUI VAI UM SOLDADO DAS AMERICAS, ACABA MORRENDO EM LA HIGUERRA EM 09 DE OUTUBRO DE 1967, NA BOLIVIA.  CHE GUEVARA DESPERTA GRANDES PAIXÕES EM TODO O MUNDO, CONVERTENDO-SE EM SIMBOLO DE IMPORTANCIA MUNDIAL, SENDO CONSIDERADO PELA REVISTA TIME, NORTE AMERICANA, UMA DAS CEM PERSONALIDADES DO SÉCULO XX E SEU RETRATO É UMA DAS IMAGENS MAIS REPRODUZIDAS DO MUNDO.

                                            
                                                         F  I  M


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário